quinta-feira, 14 de abril de 2011

GLÓRIA PINTADA A VERDE E VERMELHO

Hoje, desportivamente, foi um dia histórico para Portugal. 14 de Abril de 2011 fica assinalada como uma data de proezas inéditas no desporto nacional, fazendo elevar bem alto a nossa bandeira...

No futebol, três equipas portuguesas, Benfica, Braga e Porto, garantiram um lugar entre as quatro melhores da Liga Europa. Não vou alongar-me em comentários sobre este feito histórico para o futebol nacional - amplamente divulgado -, que poderá, inclusivamente, redundar numa final entre dois emblemas lusos. Brilhante! Mas há mais...

Desporto não é apenas futebol e, por isso, prefiro focar-me num contexto desportivo mais generalista. É que os sucessos internacionais dos portugueses vão mais além.

No ténis, Frederico Gil (na foto seguinte) conseguiu, pela primeira vez na história, colocar um nome português nos quartos de final de um Masters 1000. Para lá chegar, o nosso melhor tenista eliminou três adversários mais bem cotados no ranking mundial, um deles do top-10, sem ceder um único 'set'. Independentemente do que suceda no jogo de amanhã, extremamente complicado, o desempenho do português é já fantástico. E ainda há mais (não nesta data, mas...)!

Assinalo também façanhas em outras modalidades. No Futsal, o Benfica - actual campeão europeu - e o Sporting figuram entre as quatro melhores equipas da 'Liga dos Campeões', pairando no ar até a perspectiva de uma final lusitana. Em Andebol, e depois do sucesso do Sporting na edição anterior, o Benfica pode repetir a proeza do rival, encontrando-se, para já, nas meias-finais da Taça Challenge, uma espécie de Liga Europa no futebol.

Estes são apenas alguns exemplos, existirão certamente mais, que ilustram que os portugueses também conseguem ser competentes em algumas coisas. E com menos recursos financeiros que outros...

Temos aptidão natural para a prática desportiva e beneficiamos de um clima fantástico que nos permite praticar desporto sem grandes interrupções ao longo do ano. Se os nossos atletas tivessem apoios financeiros ao nível de outros países, muitas mais vitórias iriam surgir. Não tenho dúvidas.

Do que também não duvido é que o desporto ainda nos vai enchendo de orgulho. O pior é o resto... Mas hoje não é dia de falar de tristezas, mas, sim, de nos focarmos nas alegrias: foi um dia de glória, pintada a verde e vermelho. Outros se seguirão. Apostamos?

Abraço/beijinhos

2 comentários:

Spirit disse...

Só é pena que economicamente Portugal não seja tão bom quanto o é desportivamente... enfim...

Beijinhos gloriosos :)

BG disse...

Esqueçamos a parte económica e concentremos-nos onde somos bons :)
No futebol só espero que o Benfica não desiluda e no ténis que o meu primo continue a brilhar