segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PAIXÃO, CEGUEIRA, DOENÇA...

Assisti, há pouco, a um programa de debate futebolístico, em que os telespectadores ligavam para o referido canal televisivo para emitirem as suas opiniões. Esse programa serviu para ilustrar na plenitude uma conclusão que já retirei há vários anos.

O que tenho a dizer-vos, caros amigos e visitantes, é que me farto de 'rir' cada vez que oiço dizer que Portugal é um País onde as pessoas gostam de futebol! Sabem porquê? Porque isso é mentira!

Aqui, a esmagadora maioria das pessoas não gosta de futebol; as pessoas gostam do clube A, B ou C. E alguém gostar do clube A, B ou C, não significa necessariamente gostar de futebol. Convém realçar que isso aplica-se a qualquer cor clubística, sem excepção.

Grande franja das pessoas que acompanham mais de perto este desporto, quer, tão-somente, que o clube da sua simpatia ganhe domingo após domingo. Isso é o mais importante, nem que seja com um golo marcado com a mão, depois de uma exibição medíocre. O importante é ganhar, mesmo que, para tal, seja necessário ‘arrancar os olhos’ ao adversário. "Está-se bem..."!!!

E quando se perde? Bem, quando se perde há sempre uma desculpa, claro. Nunca é mérito do opositor. Reconhecer valor aos outros está de 'gesso'... E mais: normalmente, quem paga as favas é o homem do apito, quer tenha, ou não, culpas no cartório. Uma questão de mentalidade... Mas sobre isso já nem preciso de dizer nada. Estamos em Portugal, não é verdade?!

Futebol é paixão? Certo! Mas isso não invalida que se anule a razão e que as pessoas tenham que viver em permanente cegueira. Para doenças, já bastam as outras, que não estes fanatismos absurdos.

Mas o típico adepto português é assim: sofre de clubite aguda...

PS - Ena, ena, no post não falei dos 5-0 do Benfica ao Marítimo, nem do empate do Paços de Ferreira no Porto!!!

Abraço/beijinhos

7 comentários:

Kat disse...

Fizeste bem em não falar dos 5-0 nem do empate do Porto :D

Beijinhos :)

Lais Castro disse...

Olá, aqui estou eu visitando os eu blog, que tem textos sempre muito interessantes e bem escritos.
Abraço.

Carla disse...

Tinhas que falar bem no final...

bj de uma leoa que sofre de clubíte aguda,mas que ainda vai vendo alguma coisa...:)

Sílvia disse...

Concordo inteiramente contigo... É mesmo assim :)

beijO****

Lia disse...

eu sofro de clubite sim senhor... ah ganda benfica!

Anónimo disse...

Estava a ver que não falavas mesmo...oh já começa a ser hábito, mas nunca fiando =P

Resumo o teu post na mítica frase que muitos fanáticos enchem a boca para dizer: "antes de português, sou por / ben / spor /...ista"

Nirvana disse...

Eu não acompanho assim tão bem, mas gosto de futebol ;), com tranquilidade, claro :)

Já agora, também não falaste na vitória de um outro clube, mas está bem, quase não falaste do teu Benfica. Quase...

Beijinhos